Aduana Engenharia – Soluções em Geossintéticos
Gabiões são estruturas formadas por caixas ou cestas de arame metálico preenchidas com pedras, usadas principalmente em obras de engenharia civil e ambiental para contenção de encostas, controle de erosão, estabilização de margens de rios e construção de muros de arrimo.
Eles podem ser feitos de malha hexagonal de aço galvanizado ou revestido com PVC para maior resistência à corrosão. A principal vantagem dos gabiões é sua durabilidade, drenagem eficiente e adaptação ao terreno, além de serem uma solução sustentável, pois permitem a revegetação ao longo do tempo.
Estrutura Armadas: Capazes de resistir a todos os tipos de esforços e, sobretudo, de trabalhar sob tração. Conseqüentemente consideram-se os gabiões não como uma simples embalagem colocada uma perto da outra, mas como um conjunto homogêneo e monolítico com as dimensões apropriadas para receber as equilibradas condições de resistência.
Estruturas Flexíveis: Aptas a absorver esforços não previstos. Esta é uma das vantagens principais dos gabiões: as estruturas, deformando-se, não diminuem sua resistência, porque se adaptam aos movimentos do terreno, descarregando neste as forças a que estão sujeitas.
Estrutura Drenantes: Capazes de drenar as águas de infiltrações nos terrenos, eliminado um dos principais fatores de instabilidade. Obtém-se desta forma o beneficiamento dos terrenos, melhorando-se suas características físicas e mecânicas.
Estruturas Ecológicas: Não causam um impacto ao meio ambiente, restabelecem a paisagem primitiva fornecendo uma ótima resposta aos requisitos ambientais. Sua capacidade drenante contribui não somente para estabilização do solo como também propicia o crescimento da vegetação típica da região, mantendo inclusive o equilíbrio do ecossistema local.